A AMD trouxe para o mercado mundial os novos processadores Ryzen. Eles chegaram muito mais potentes que a geração passada, porém finalmente a empresa conseguiu igualar ou superior a Intel? Vamos responder essa pergunta com um duelo especial entre o Ryzen 5 2500U vs i5 8250U!
Os dois processadores se parece em alguns aspectos, como consumo de energia, número de núcleos e threads. Mas será que a performance é tão parecida assim? Vamos descobrir!
CONFIRA: OS MELHORES DESCONTOS DA BLACK FRIDAY 2019!
RYZEN 5 2500U vs i5 8250U
[table id=11 /]
Com números bem diferentes em alguns pontos, o Ryzen 5 possui um clock base maior, 2.0 GHz contra 1.6 GHz do i5, além de que com Turbo eles vão até 3.6 e 3.4 GHz respectivamente. Na memória cache L3 temos vitória do Intel, são 6 MB contra 4 MB do AMD, entretanto na parte gráfica a RX Vega 8 humilha a UHD Graphics, como vamos mostrar mais adiante.
CONFIRA TAMBÉM:
- Notebook Acer com placa de vídeo por R$ 1849
- Samsung Odyssey com GTX 1050 TI em oferta
- Memória RAM DDR4 8 GB a partir de R$ 229
Vamos sair dos números técnicos e descobrir na prática a diferença de desempenho entre Ryzen 5 2500U vs i5 8250U.
DESEMPENHO DE PROCESSAMENTO

No gráfico acima podemos notar que o processador da Intel continua com vantagem em relação a performance de processamento, pelo menos isso que os testes sintéticos mostram. A diferença média foi de 30% a favor do i5 8250U, porém nos testes abaixo a situação muda bastante:
menor = melhor menor = melhor
No wPrime 2.0x onde quanto maior poder de processamento, mais rápido o processador termina a tarefa, a diferença entre eles foi desprezível, onde no comparativo entre Ryzen 5 2500U vs i5 8250U no wPrime 2.0x 32m o processador da Intel foi 1 segundo mais rápido, enquanto no 1024m foi de apenas 4 segundos.
Em outro comparativo, notamos que também há vantagem para o i5 na abertura de alguns programas com a margem parecida a encontrada no primeiro gráfico de testes sintéticos.

Embora a diferença de 30% pareça ser muita, na prática isso se traduz em milésimos de segundo, o que é desprezível para um usuário doméstico, por exemplo.
DESEMPENHO GRÁFICO
Quando assunto é desempenho gráfico, ai o jogo muda totalmente a favor do chip gráfico da AMD. A diferença média no quesito gráfico é de 89% a favor do Ryzen 5 com a RX Vega 8, chegando a 144% no COD WWII.
CONCLUSÃO

No comparativo que vimos entre o Ryzen 5 2500U vs i5 82500U notamos que em poder de processamento para maioria das tarefas, o Intel leva a melhor. Entretanto para usuários domésticos, essa diferença é muito pequena, ficando muitas vezes na casa dos milésimos de segundo.
Para quem gosta de jogos ou necessita de um notebook com maior desempenho gráfico, ai é que AMD vence com folgas, onde a RX Vega 8 humilha a UHD Graphics 620.
No conjunto geral, o Ryzen 5 se mostrou mais equilibrado em relação a desempenho de processamento e performance gráfica, sendo a melhor escolha. Mas se você é um usuário que não vai rodar jogos ou programas 3D e o notebook com i5 8250U está pelo mesmo valor do concorrente com Ryzen 5, ai vale a escolha do Intel.
R. Notebooks,
Estou bem tendente a adquirir oLenovo 330S Ryzen5.
Sugere outro produto? Melhor aguardar um pouco para ver análises do note em prática?
Sem dúvidas vale muito a pena o Lenovo em questão: http://acesse.vc/v2/677beec851
Nós fizemos um pedido de um por acreditar muito no potencial da máquina e teremos review em breve. Agora a questão de esperar, é que o preço pode aumentar.
Legal.
E pediram o Ryzen 5, mesmo?
Com relação ao Ryzen 7 notei apenas diferença na memória e na bateria, além do preço, cuja diferença é grande.
E o preço, conseguiu algum desconto ou site com preço inferior ao da Lenovo?
Obrigado
Compramos com Ryzen 5, que tem melhor c x b. Preço normal do site. A versão com Ryzen 7 tem a placa de vídeo dedicada RX 540 que é bem mais potente que a integrada RX Vega 8.
Olá, fiquei bem interessado nesse Ryzen 7, mas também estou de olho no Asus Vivobook 15 X510UA-BR667T. Qual seria melhor?
O modelo com Ryzen 7, desempenho gráfico incomparável com o modelo da Asus.
Teste com o cinebench R10? ? Estão de brincadeira né, o padrão é o R15 e já saiu o R20 que foi feito para aproveitar todo o potencial de arquiteturas modernas. Revisem isso aí
R15 se for analisar potencial máximo já testado, i5 8250U obteve 730 pontos contra 618 do Ryzen.
Pelo que entendi, a única “vantagem” real do Ryzen é na placa gráfica, mas que num note com placa dedicada é anulada, certo? E aí num note com GeForce+Intel ou AMD+Ryzen, a vantagem ficaria para o Intel. Estou certo?
Gostei da matéria. Poderiam fazer um comparativo com o Rysen 7 2700u
Não faz sentido sua comparação porque vc teria que comparar Intel+Nvidia vs. AMD+Radeon.
Não faz sentido é o que você está falando. A RX Vega 8 é “placa” integrada ao processador, não dedicada. A comparação é justamente com o Intel + UHD Graphics (o video integrado da Intel).
caras eu prefiro esperar a série 4 do ryzen pra notebooks, essas versões d eagora são aquém da performance pra custo benefício… só serviram pra almentar ainda mais o valor dos notebooks intel no brasil