A AMD trouxe para o mercado mundial os novos processadores Ryzen. Eles chegaram muito mais potentes que a geração passada, porém finalmente a empresa conseguiu igualar ou superior a Intel? Vamos responder essa pergunta com um duelo especial entre o Ryzen 5 2500U vs i5 8250U!

Os dois processadores se parece em alguns aspectos, como consumo de energia, número de núcleos e threads. Mas será que a performance é tão parecida assim? Vamos descobrir!

CONFIRA: OS MELHORES DESCONTOS DA BLACK FRIDAY 2019!

RYZEN 5 2500U vs i5 8250U

[table id=11 /]

Com números bem diferentes em alguns pontos, o Ryzen 5 possui um clock base maior, 2.0 GHz contra 1.6 GHz do i5, além de que com Turbo eles vão até 3.6 e 3.4 GHz respectivamente. Na memória cache L3 temos vitória do Intel, são 6 MB contra 4 MB do AMD, entretanto na parte gráfica a RX Vega 8 humilha a UHD Graphics, como vamos mostrar mais adiante.

CONFIRA TAMBÉM:

Vamos sair dos números técnicos e descobrir na prática a diferença de desempenho entre Ryzen 5 2500U vs i5 8250U.

DESEMPENHO DE PROCESSAMENTO

Ryzen 5 2500u vs i5 8250u
Maior = melhor

No gráfico acima podemos notar que o processador da Intel continua com vantagem em relação a performance de processamento, pelo menos isso que os testes sintéticos mostram. A diferença média foi de 30% a favor do i5 8250U, porém nos testes abaixo a situação muda bastante:

No wPrime 2.0x onde quanto maior poder de processamento, mais rápido o processador termina a tarefa, a diferença entre eles foi desprezível, onde no comparativo entre Ryzen 5 2500U vs i5 8250U no wPrime 2.0x 32m o processador da Intel foi 1 segundo mais rápido, enquanto no 1024m foi de apenas 4 segundos.

Em outro comparativo, notamos que também há vantagem para o i5 na abertura de alguns programas com a margem parecida a encontrada no primeiro gráfico de testes sintéticos.

Embora a diferença de 30% pareça ser muita, na prática isso se traduz em milésimos de segundo, o que é desprezível para um usuário doméstico, por exemplo.

DESEMPENHO GRÁFICO

Quando assunto é desempenho gráfico, ai o jogo muda totalmente a favor do chip gráfico da AMD. A diferença média no quesito gráfico é de 89% a favor do Ryzen 5 com a RX Vega 8, chegando a 144% no COD WWII.

CONCLUSÃO

No comparativo que vimos entre o Ryzen 5 2500U vs i5 82500U notamos que em poder de processamento para maioria das tarefas, o Intel leva a melhor. Entretanto para usuários domésticos, essa diferença é muito pequena, ficando muitas vezes na casa dos milésimos de segundo.

Para quem gosta de jogos ou necessita de um notebook com maior desempenho gráfico, ai é que AMD vence com folgas, onde a RX Vega 8 humilha a UHD Graphics 620.

No conjunto geral, o Ryzen 5 se mostrou mais equilibrado em relação a desempenho de processamento e performance gráfica, sendo a melhor escolha. Mas se você é um usuário que não vai rodar jogos ou programas 3D e o notebook com i5 8250U está pelo mesmo valor do concorrente com Ryzen 5, ai vale a escolha do Intel.

13 COMENTÁRIOS

  1. Teste com o cinebench R10? ? Estão de brincadeira né, o padrão é o R15 e já saiu o R20 que foi feito para aproveitar todo o potencial de arquiteturas modernas. Revisem isso aí

  2. Pelo que entendi, a única “vantagem” real do Ryzen é na placa gráfica, mas que num note com placa dedicada é anulada, certo? E aí num note com GeForce+Intel ou AMD+Ryzen, a vantagem ficaria para o Intel. Estou certo?

    • Não faz sentido é o que você está falando. A RX Vega 8 é “placa” integrada ao processador, não dedicada. A comparação é justamente com o Intel + UHD Graphics (o video integrado da Intel).

  3. caras eu prefiro esperar a série 4 do ryzen pra notebooks, essas versões d eagora são aquém da performance pra custo benefício… só serviram pra almentar ainda mais o valor dos notebooks intel no brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui